terça-feira, 22 de julho de 2014

Festival de Cinema Latino-Americano: O Estudante

O site Diário Web publicou um texto onde fala do longa "O Estudante" (do diretor Santiago Mitre), que será exibido no Festival de Cinema Latino-Americano, e o relaciona com Bernardo Bertolucci e Philippe Garrell, em "Os Sonhadores" e "Os Amantes Constantes". O filme "conta a história de um estudante que se desloca do interior da Argentina para a capital, Buenos Aires. Ele vem estudar na Faculdade de Ciências Sociais, um foco de permanente agitação. Faz um aprendizado de vida e política." Assim como nos longas de Bertolucci e Garrel, em "O Estudante", a revolução, além de politica, é comportamental, sexual.



Abaixo você confere o trecho do texto em que a citação acontece:

"Grandes criadores, como Bernardo Bertolucci e Philippe Garrell, em Os Sonhadores e Os Amantes Constantes, ao recriar o célebre maio do ano que não acaba nunca (1968), fizeram a ponte entre sexo e política. Marcuse, eros e civilização. A revolução tinha de ser plena, integral, ideológica como comportamental. Daí os jogos sexuais em que se envolviam Louis Garrel, Eva Green e Michael Pitt, e de novo Louis Garrel e Clotilde Hesme. 

Há uma política do sexo também em O Estudante, porque o jovem se envolve com uma mulher mais madura - sua professora -, numa relação em que o embate das ideias vira embate físico, na cama."




O texto completo pode ser encontrado AQUI.


Au revoir !

Nenhum comentário:

Postar um comentário